Scorpions a todo vapor

Por Gio Gasparini, de Paris (Rolling Stone)

 

A Get Your Sting and Blackout World Tour, que promove o disco Sting in the Tail e chega ao Brasil em setembro, não é só mais uma maratona de shows. É a última de uma longa carreira (a banda anunciou a aposentadoria no início deste ano). Rudolf Schenker, guitarrista da banda, explica a decisão: “Por mais que esse último álbum esteja fazendo muito sucesso e tenhamos ganhado vários prêmios, além de ter entrado para o Rock Walk of Fame, essa é nossa última turnê. Queremos que os fãs fiquem com essa boa imagem da gente, enquanto estamos no topo”.

Os cinco integrantes atuais dão um senso de unidade ao Scorpions, mas apenas Klaus e Rudolf são da formação original (mais de dez músicos diferentes já passaram pela banda). Eles até acreditam que para um grupo funcionar é preciso fazer de tudo para manter sua formação original, como disse certa vez Joe Strummer, do The Clash – mas sabem que nem sempre é possível fazer com que isso aconteça. “Ele estava obviamente certo, mas não podemos obrigar as pessoas a ficarem na nossa banda, que vive em turnê e não para em casa, quando o que eles querem ter uma vida diferente”, diz Schenker. “O importante é manter a mesma filosofia da banda do começo ao fim, coisa que sempre fizemos. E nisso, nós estamos certos.”

São 45 anos de Scorpions e muitas histórias. Klaus Meine lembra do começo da banda, quando ele e seus companheiros ainda não eram conhecidos e dormiam dentro do caminhão que levava o equipamento (e os integrantes) para os shows. “Ficávamos com as marcas dos amplificadores na cara porque dormíamos em cima deles”, se diverte o cantor. Aos risos, ele também se recorda do carinho que os fãs lhe deram no decorrer das décadas – uns até demais. “Um fã que adorava a banda pulou em cima de mim. Demorou uns dez minutos para os seguranças conseguirem me tirar de lá. Fiquei muito lisonjeado. O problema é que o cara era enorme e quase morri sufocado!” Schenker também tem boas memórias para contar. “O Brian Johnson [vocalista do AC/DC] veio participar de um show nosso e enquanto ele cantava, Klaus pulou nas costas dele e juntos se jogaram na plateia ao estilo de Angus [Young, guitarrista do AC/DC] e ficaram nos vendo tocar ‘Rock You Like a Hurricane’ lá de baixo.”

 

Livro de fotos

 

O fotógrafo Marc Theis que acompanhou a banda entre as turnê de 2007 e 2009, reuniu este trabalho num livro de cerca de 176 páginas, intitulado Rock ‘n’ Roll Forever.

Está à venda por 49,95 euros.

 

World Music Awards

 

No dia 18 de maio, a banda recebeu, durante o World Music Awards, no Monte Carlo Sporting Club, o prêmio “Rock Legend Award”, pela sua contribuição ao rock.

Na mesma premiação, Lady Gaga e The Black Eyed Peas foram os que mais receberam troféus: quatro e três, respectivamente.

Destaque da loja virtual

 

Na última turnê da bandas, as performances ao vivo estão sendo gravadas com alta qualidade, e lançadas em CD e download no site simfylive, onde já é possível encomendar o “Scorpions MP3 USB flash drive”, que irá contém uma performance ao vivo da banda, escolhida pelo comprador.

 

Mais informações em www.the-scorpions.com.

Contém cookies. Pode conter anúncios personalizados.
2010-2024 © Deutsche Bands. Todos os direitos reservados — Política de PrivacidadeTermos de UsoAcessibilidade